O que é a Sublimação?

Em que consiste a sublimação?

Imagine que começou um negócio de takeaway e quer promovê-lo dando aventais com o seu logotipo. A melhor maneira de fazer os aventais é utilizar a técnica de sublimação. Em que consiste? Consiste na impressão eficaz e permanente da imagem que guardou no seu computador no item escolhido. Isto é conseguido quando a tinta de sublimação utilizada para imprimir o seu desenho é activada pelo calor e passa do estado sólido para o gasoso, penetrando no produto.

O que é necessário para sublimar?

Uma impressora sublimática que deve utilizar exclusivamente para sublimação. Por outras palavras, se utilizar a impressora para sublimação com tinta normal, já não será adequada para sublimação. Ao comprar uma impressora deve pensar no tipo de artigos que pretende sublimar. Para canecas, capas de telemóvel, etc., uma impressora pequena de formato A4, como a Epson F100, serve. Para a inscrição têxtil, em T-shirts ou camisolas, será necessária uma impressora de tamanho maior, tal como a F500 de formato A1.

Tinta de sublimação: são tintas especiais que reagem com a temperatura transformando-se num gás e penetrando na superfície do produto sublimável. A tinta de sublimação é o produto mais importante para assegurar um bom resultado final do produto sublimado, por isso é vital escolher uma tinta de qualidade para evitar uma má nitidez do desenho, falta de intensidade de cor e perda de definição com a lavagem. Apenas quatro cores de tinta são necessárias para a sublimação: preto, amarelo, ciano e magenta. Por favor note que quando imprimir a imagem no papel de sublimação não a verá na mesma cor que a imagem original. Não se preocupe. Se tiver uma tinta de qualidade, a coloração será correcta uma vez fixado o desenho ao artigo a ser sublimado.

Papel de sublimação: é o meio de transporte da tinta da impressora para o produto a ser sublimado. Um bom papel deve conseguir a máxima definição e permitir a máxima transferência de tinta. Note também que embora existam marcas diferentes, existe apenas um tipo de papel para sublimação, independentemente do que vamos sublimar, isto significa que o papel será o mesmo para canecas, tecidos, porcelana, etc. 

Fita térmica: a função da fita térmica é basicamente fixar o papel de sublimação já impresso na caneca e resistir à temperatura da prensa.

Prensa transfer: para escolher a prensa térmica ou transfer certa, é necessário ter em conta o tipo e o tamanho do objecto que se vai sublimar. Existem prensas térmicas específicas para canecas, para pratos; prensas de base plana para artigos como têxteis, painéis fotográficos, malas…; e também prensas combinadas com pratos intercambiáveis que permitem sublimar diferentes artigos (esta opção é fantástica para empresas que sublimam diferentes objectos). 

Que materiais podem ser sublimados?

Tecidos: T-shirts, camisolas, mochilas, babetes, sacos de pano… todos os tipos de vestuário podem ser sublimados. No entanto, os têxteis sublimáveis devem ser feitos de poliéster ou ter pelo menos 50% de poliéster na sua composição. Esta percentagem não é acidental, pois é necessária no mínimo esta quantidade de poliéster para que a tinta seja fixada permanentemente. Para obter cores fieis ao desenho original, recomenda-se que a sublimação seja feita sobre um fundo branco. Caso contrário, ou seja, se escolher, por exemplo, uma T-shirt vermelha, as tintas de sublimação serão adicionadas ao vermelho do tecido e as cores do desenho serão alteradas.

Cerâmica: canecas, pratos, bandejas e qualquer outro produto cerâmico que esteja preparado para sublimação.

Porta-chaves, abridores de garrafas, capas de telemóvel e qualquer outro artigo polimerizado (revestido com resina de poliéster) que possa resistir a altas temperaturas.

Vantagens da sublimação

  • A sublimação é uma técnica relativamente simples que também é rápida de aprender.
  • Permite a impressão em substratos rígidos e superfícies não planas, tais como canecas.
  • Usando apenas quatro tintas (preto, amarelo, ciano e magenta) obtém-se uma gama ilimitada de cores, pelo que não há limites para as tonalidades do seu desenho.
  • É possível personalizar objectos de uma forma muito fácil.
  • O resultado é de alta qualidade e durável e, ao contrário de outras técnicas, não é perceptível ao toque, não pode ser riscado e não se desvanece.
  • Tem um baixo custo de produção e uma alta rentabilidade, se o considerarmos como um negócio.
  • Com apenas algumas ferramentas (impressora, tinta, papel e prensa) pode sublimar tantos artigos quantos desejar.
  • Actualmente, há muitos produtos preparados para a sublimação.

Desvantagens da sublimação

  • Os tecidos para sublimação (T-shirts, camisolas, malas, babetes, etc.) devem ser feitos de poliéster ou ter pelo menos 50% deste material na sua composição.
  • Para que o resultado final seja exactamente o mesmo que o desenho escolhido, o fundo sublimado deve ser branco. Caso contrário, as cores serão alteradas.
  • Para sublimar a cerâmica e outros produtos não têxteis, estes devem ter um revestimento de poliéster.
  • Quanto à impressora a jacto de tinta, se a utilizar com tinta normal, deixará de ser adequada para sublimação.
  • Se o produto sublimado estiver sempre exposto ao sol, a cor pode perder-se com o tempo.
  • A resolução da imagem a ser impressa determinará o tamanho máximo que pode ser aumentado.

Como sublimar passo a passo

  • Escolha um desenho e o produto em que pretende imprimi-lo, tendo em conta que, embora não haja limites no desenho, há limites no artigo. Como já dissemos, se for uma peça de vestuário, deve ser feita de poliéster ou ter pelo menos 50% deste material na sua composição, o fundo deve ser branco e se for outro tipo de material, deve ser adaptado à sublimação e ser capaz de resistir a temperaturas elevadas.
  • Agora imprima a sua imagem escolhida numa impressora a jacto de tinta equipada com tinta de sublimação e em papel sublimático. Lembre-se de que no papel não verá a imagem na sua coloração original, por isso não se preocupe.
  • Considere tanto o tamanho da impressão como o tamanho do artigo que vai sublimar e recortar a imagem para que esta possa ser correctamente fixada ao produto. Se for uma caneca ou qualquer outro objecto não plano, é uma boa ideia fixar a imagem com fita adesiva térmica. Se o papel não colar com a pressão correcta, o resultado não será bom.
  • Agora coloque o item sublimável com o papel impresso na prensa, ajuste-o e deixe-o durante o tempo indicado nas instruções.
  • Quando o processo estiver terminado, o item estará muito quente. Espere até arrefecer ou use uma luva protectora antes de o retirar.

Pronto! Já tem o seu artigo personalizado!

Gosta do conteúdo? Partilhe!!!!

O que é a Sublimação?

Em que consiste a sublimação? Imagine que começou um negócio de takeaway e quer promovê-lo dando aventais com o seu logotipo. A melhor maneira de fazer os aventais é utilizar a técnica de sublimação. Em que consiste? Consiste na impressão eficaz e permanente da imagem que guardou no seu computador

DTF ou DTG!!!!?

Já ouviu falar em DTF e DTG mas não tem a certeza exatamente do que significam estas siglas e quais as suas aplicações, diferenças e benefícios na hora da impressão e personalização digital? DTG (direct-to-garment) e DTF (direct-to-film) são dois métodos utilizados na impressão para a personalização de produtos têxteis.

O que é o DTF e como funciona?

O DTF apareceu no mercado e de um momento para o outro dominou todas as conversas sobre o futuro da impressão de roupa. Este é um método de impressão que vem complementar uma falha no mercado, a dificuldade na impressão em roupa ou locais difíceis. Na verdade o DTF tem muitas qualidades, como a sua elevada definição